A Operação Casa Limpa estará na região sul de São José dos Campos neste sábado (2), das 7h às 12h, com o objetivo de recolher objetos descartáveis que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação percorrerá os bairros Jardim Colonial, Jardim Imperial, Jardim dos Bandeirantes, Jardim República, Jardim Nova República e Jardim Santa Edwiges. Os moradores devem deixar, nas calçadas, itens como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores e piscinas desmontáveis.
A coleta será restrita a materiais que acumulam água e estejam soltos. Resíduos de construção civil, móveis e pedaços de madeira não serão recolhidos e devem ser descartados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da cidade.
Balanço e monitoramento
Desde o início de 2025, a Operação Casa Limpa realizou 27 edições em diferentes regiões do município, com mais de 25 toneladas de objetos recolhidos. As ações integram o plano de controle ao Aedes aegypti e acompanham os dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que indicou redução nos índices de infestação em relação aos meses anteriores.
A programação diária da operação pode ser acompanhada no site da Prefeitura.
Moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem acionar a Central 156, disponível por telefone, site ou aplicativo. Agentes de controle de endemias também circulam pela região realizando vistorias. A entrada dos agentes é autorizada mediante identificação, e é importante colaborar com a inspeção de quintais, ralos e calhas.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
FALE COM O DIÁRIO! Quer sugerir matérias, personagens ou fazer alguma reclamação ou denúncia?
CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK e saiba como! Participe também do quadro Voz do Bairro e faça sua reinvindicação!
Deixe um comentário