Nacional

Mais de 200 animais são resgatados em canil clandestino em Embu das Artes

Polícia prende responsável em flagrante; Prefeitura de Embu das Artes fala em “crueldade que choca a cidade”

Polícia prende responsável em flagrante; Prefeitura de Embu das Artes fala em “crueldade que choca a cidade”

Um caso de maus-tratos mobilizou autoridades e causou comoção na Grande São Paulo nesta sexta-feira (22). Mais de 200 animais — a maioria cães de raça, como Border Collies e Pastores de Shetland, além de papagaios e calopsitas — foram resgatados em situação de extrema precariedade em um canil clandestino localizado em um sítio em Embu das Artes.

📲 Acompanhe o Diário também nas redes!
👉 Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.

Segundo a Prefeitura, os animais eram mantidos em confinamento, sem higiene, ventilação ou alimentação adequada. Durante a operação, também foram encontrados cinco animais mortos no local. Há indícios de que mais carcaças possam ser descobertas à medida que a perícia avança.

A responsável pelo canil, identificada como Janaína, foi presa em flagrante pela Polícia Civil. O prefeito Hugo Prado (Republicanos) acompanhou a ação. De acordo com as investigações, ela mantinha uma estrutura ilegal de criação e comercialização de filhotes, ignorando normas de saúde, bem-estar e legalidade.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o espaço não cumpria regras básicas da Vigilância Sanitária, colocando em risco a saúde pública e ambiental.

“É um caso de crueldade que choca a cidade e mostra a necessidade de fiscalização constante”, afirmou um porta-voz da Secretaria da Causa Animal.

Todos os animais vivos estão sendo avaliados por equipes da Prefeitura e da Zoonoses, recebendo atendimento clínico e cuidados emergenciais, antes de serem encaminhados para acolhimento seguro em abrigos temporários.

Participe da notícia! 📢 Tem denúncia, flagrante ou sugestão de pauta?
Mande no WhatsApp do Diário 👉 (12) 99168-4049
Quer que a sua voz seja ouvida? Envie sua reivindicação para o quadro
#
VozdoBairro e ajude a mostrar o que precisa mudar em São José.

A operação foi resultado de denúncias feitas à Secretaria da Causa Animal, que acionou diversas frentes do poder público: além da Polícia Civil, participaram da ação as secretarias municipais de Bem-Estar e Proteção Animal, Saúde, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Governo e Segurança Pública, além do Departamento de Zoonoses.

Em nota oficial, a Prefeitura reforçou o “compromisso com a defesa da vida animal, humana e ambiental” e informou que as medidas legais já estão em andamento com o apoio das autoridades competentes.

Casos de maus-tratos vêm se multiplicando na Grande São Paulo. Apenas nesta semana, a Guarda Civil Metropolitana de Francisco Morato prendeu um homem acusado de matar e maltratar gatos na cidade.

A legislação brasileira prevê punições severas para esse tipo de crime. De acordo com a lei de crimes ambientais, a prática de maus-tratos contra cães e gatos pode resultar em prisão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

Foto de capa: Divulgação

O Diário também fala com você! 👉 Receba as principais notícias de São José em tempo real.
Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.

Matérias relacionadas

Operação contra o tráfico termina com 245 presos e apreensão de 250 kg de drogas em SP

Uma operação contra o tráfico de drogas realizada em todo o estado...

Polícia Civil prende 150 agressores de mulheres em operação com mais de mil mandados em SP

A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quarta-feira (11) uma operação...

Lei autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo sancionou uma lei que autoriza...

Policiais disfarçados de ETs prendem vendedores de bebida adulterada no Carnaval

Uma operação inusitada da Polícia Civil de São Paulo chamou a atenção...