No Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, a Câmara Municipal prestou homenagem aos 3 doadores mais frequentes do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, conhecido como Banco de Sangue: Reginaldo José de Brito (75 doações), Florindo Serpa de Oliveira, (69 doações), e José Valdair Ferreira (67 doações). O presidente da Câmara, vereador Roberto do Eleven (PSD), expressou gratidão aos doadores em nome dos demais parlamentares, lembrando que apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue regularmente, índice abaixo do ideal para manter os estoques abastecidos.
O médico hemoterapeuta Marcelo Romanelli afirmou que a doação de sangue na cidade cresceu 10% no último ano, fruto da ampliação no horário de funcionamento e de reformas para proporcionar mais conforto e celeridade no atendimento.
O Banco de Sangue de São José dos Campos atende os hospitais Municipal, Regional, Pio XII, Santa Casa, Santos Dumont, São José, Policlin, Prontil, Pró-Infância, Clínicas Sul, Orto, P.A. Unimed e UPAs. Além de hospitais em Jacareí, Pindamonhangaba, Taubaté, Lorena, Campos do Jordão e Guaratinguetá.
Como doar
• Pessoas entre 16 e 69 anos com peso acima dos 50 kg, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos.
• Endereço: Rua Antônio Saes, 425 (ao lado da Santa Casa de São José dos Campos), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Estacionamento gratuito ao lado do Banco de Sangue.
• Não é necessário agendar um horário para doar sangue. O atendimento é por ordem de chegada.
• Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade, CNH ou carteiras profissionais (vale documento digital diretamente no aplicativo).
• Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação. Pode ingerir café puro, chá ou suco, frutas, bolacha tipo água e sal, torrada e pão francês com geleia de frutas ou mel. Quem optar por doar no período da tarde, deve aguardar 2 horas após o almoço (refeição leve, com arroz, feijão, grelhado e salada).
• Ter repousado por, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas.
• Homens podem doar 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias, e mulheres, 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.
Algumas condições impedem a doação temporária ou definitivamente. Veja dúvidas comuns. Mais informações: WhatsApp (12) 98136-0011.
Foto de capa: Divulgação
📲 Acompanhe o Diário também nas redes!
👉 Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
O Diário também fala com você! 👉 Receba as principais notícias de São José em tempo real.
Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Conteúdo de marca por:










