A Prefeitura de São José dos Campos iniciou as obras da nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no Jardim Santa Júlia. A unidade será construída na Avenida Maria Hipólita de Souza e, quando concluída, terá capacidade para atender cerca de 300 crianças em dois turnos ou em período integral.
Com 1.545 metros quadrados de área construída, o prédio seguirá o modelo de creche pré-escola tipo 1, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O investimento total é de R$ 6.550.000, com recursos próprios do município e verba do Governo Federal, por meio do PAC.
Estrutura completa
O projeto prevê 2 berçários com fraldários integrados, 8 salas de aula infantis, solários, lactário, sala multiuso, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e estacionamento. A escola também contará com sanitários adaptados para pessoas com deficiência, vestiários para funcionários, área administrativa, sala de professores e lavanderia.
De acordo com a Prefeitura, a nova EMEI vai atender famílias do próprio Santa Júlia e de bairros vizinhos como Santa Luzia, Santa Rosa, São Judas Tadeu, Jardim do Lago, São Leopoldo, Vila São Benedito, Residencial Cambuí e Uirá.
Etapas da obra
A construção segue as etapas previstas para edificações públicas de grande porte. Inicialmente, são realizados os serviços preliminares, como instalação de placa de obra e fechamento do terreno com tapume metálico.
Na sequência, acontecem as fases de movimentação de terra, execução das fundações, superestrutura, vedações verticais e instalação das esquadrias.
Na fase final, o prédio recebe revestimentos internos e externos, pintura e acabamentos, além da implantação dos sistemas elétrico, hidráulico, de águas pluviais, de climatização e de proteção contra incêndio.
A previsão é que a nova escola seja entregue no segundo semestre de 2027.
Foto de capa: Divulgação









