Uma equipe de zeladoria urbana passou a atuar de forma permanente, 24 horas por dia, dentro do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Prefeitura de São José dos Campos. Em um mês de funcionamento, a operação atendeu mais de 2 mil ocorrências relacionadas principalmente a quedas de árvores, descarte irregular de resíduos e situações de risco em vias públicas.
A atuação se baseia no uso das câmeras do próprio sistema do CSI, originalmente voltado à segurança pública, que agora também vem sendo utilizado para identificar problemas de manutenção urbana em tempo real e acionar equipes em campo.
Identificação por câmeras antecipa parte das ocorrências
Segundo a Prefeitura, parte das ocorrências atendidas não partiu de chamados formais da população, mas foi identificada diretamente pelas equipes de monitoramento. A partir das imagens, as demandas são repassadas à Secretaria de Manutenção da Cidade, que mobiliza equipes emergenciais.
A estratégia tem sido usada especialmente em situações causadas por chuvas, ventos fortes e descarte irregular, com foco em reduzir riscos imediatos à circulação de pessoas e veículos. Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
Verão pressiona sistema e amplia uso preventivo
Com a intensificação das chuvas típicas do verão, o monitoramento contínuo passou a ser utilizado também como ferramenta de prevenção, permitindo a intervenção antes que ocorrências evoluam para situações mais graves, como interdição de vias ou acidentes.
Paralelamente, seguem ações rotineiras de manutenção, como poda de árvores, limpeza de bocas de lobo e roçadas, que não dependem diretamente do CSI, mas passam a ser articuladas com o sistema em casos emergenciais. Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
CSI amplia escopo além da segurança
Criado em 2021, o CSI conta atualmente com 1.186 câmeras espalhadas pela cidade. Embora o sistema tenha sido implantado com foco em segurança pública, seu uso vem sendo ampliado para outras áreas da gestão urbana, como trânsito e agora manutenção.
Foto de capa: Divulgação










