Bastidores

Vereadores mirins 2025-26 tomam posse na Câmara de São José dos Campos

Programa selecionou 21 dentre 600 ideias de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de 44 escolas da rede municipal

Vereadores mirins 2025-26 tomam posse na Câmara de São José dos Campos

Os 21 vereadores mirins escolhidos pela Secretaria de Educação para o biênio 2025-2026 foram diplomados e assinaram o livro de posse em solenidade na Câmara Municipal no dia 26 de novembro. 

Ao abrir a cerimônia, o presidente do legislativo joseense, vereador Roberto do Eleven (PSD), disse sentir orgulho de ver os jovens interessados no bem coletivo e que a Câmara se fortalece com a participação deles.

O vereador Fernando Petiti (PSDB), autor da lei 9.609/2017 que instituiu o programa, lembrou que o objetivo é despertar o engajamento na cidadania e na política introduzindo os princípios democráticos. E destacou que, ao todo, 600 projetos participaram da seleção, elaborados por estudantes de 12 a 14 anos de 44 escolas.

A secretária municipal de Educação e Cidadania, Ruth Zorneta, ressaltou a importância da iniciativa que reafirma o compromisso com a formação cidadã. Parabenizou os vereadores mirins, cumprimentou todos os professores, diretores e servidores envolvidos e agradeceu o apoio e incentivo dos pais e familiares dos alunos. 

Uma exibição de fotos no telão mostrou uma retrospectiva da seleção. Entre os temas abordados nos projetos selecionados estão educação ambiental; cultura, esporte e lazer comunitário; destinação de alimentos impróprios para consumo; empatia e convivência na escola; produção de podcast estudantil; plataformas digitais educacionais e acessibilidade; bem-estar animal; combate a escorpiões e revitalização do rio Cambuí.

Em nome dos 21, a vereadora mirim Cintia Rafaely da Silva Silvério, da Emefi Rosa Tomita, leu o juramento repetido pelos demais. A oradora, Agatha Gabrielle da Silva, aluna da EMEFI Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, agradeceu aos professores que colaboraram em todos os projetos e falou que durante as fases de elaboração e seleção das ideias o programa promoveu o diálogo.

A professora da EMEFI Maria Aparecida Ronconi, Pâmela Sousa de Araújo falou em nome dos demais docentes. E a diretora da EMEFI Prof. Terezinha Araújo, Regina Benedita de Oliveira, representando as unidades escolares, comentou o desafio de escolher uma ideia. Segundo a diretora, foi uma oportunidade de exercitar o protagonismo, o senso comunitário, de pertencimento e visão de futuro.

A solenidade, prestigiada também pelos vereadores Gilson Campos (PRD), Sérgio Camargo (PL) e Zé Luís (PSD), contou ainda com a execução do Hino Nacional e de canções populares pela Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 1 da Polícia Militar.

Veja no site da Câmara a lista nominal dos vereadores mirins do biênio e respectivos projetos selecionados.

Foto de capa: Cleverson Nunes/CMSJC

📲 Acompanhe o Diário também nas redes!
👉 Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.

O Diário também fala com você! 👉 Receba as principais notícias de São José em tempo real.
Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.

Matérias relacionadas

Câmara aprova mudança na carreira do magistério e novo modelo para a rede municipal

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou nesta quinta-feira (12)...

Câmara aprova empréstimo do BNDES e primeira votação de 2026 expõe eixo PT–PSD

A primeira sessão de votação de projetos de lei de 2026, realizada...