Nacional

Senadores chegam aos EUA para tentar barrar tarifaço de Trump

Agenda inclui reuniões com políticos dos EUA e representantes empresariais. Tarifaço de Trump nem passou a valer ainda e já causa prejuízos a setores brasileiros

Agenda inclui reuniões com políticos dos EUA e representantes empresariais. Tarifaço de Trump nem passou a valer ainda e já causa prejuízos a setores brasileiros

A comitiva de senadores brasileiros desembarcou em Washington neste sábado (26) com uma missão urgente: tentar barrar o tarifaço de Trump, que impõe uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida, considerada retaliatória, foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Trump, o processo contra Bolsonaro, que é réu por tentativa de golpe de Estado em 2022, representa uma “caça às bruxas” — expressão que também usou em sua própria defesa nos EUA. O tarifaço de Trump já começa a causar impacto: segundo a Abipesca, o setor de pescados foi um dos primeiros a registrar prejuízos, com cancelamentos e retração nas exportações.

A comitiva é composta por oito senadores, entre eles Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Jacques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP) e Rogério Carvalho (PT-SE). O grupo pretende sensibilizar parlamentares democratas e republicanos, além de líderes empresariais e representantes da sociedade civil.

“Estamos indo para construir pontes e não muros, que não levam nenhum país a nenhuma melhoria de vida do seu povo e da sua economia”, declarou Rogério Carvalho.

A agenda da comitiva começa na segunda-feira (28), com encontros com empresários na Câmara de Comércio dos EUA e no Brazil-U.S. Business Council. Na terça (29), os senadores se reúnem com parlamentares norte-americanos. Já na quarta (30), a programação se encerra com um diálogo com entidades da sociedade civil, incluindo o Americas Society Council of the Americas.

O tarifaço de Trump é visto como uma tentativa direta de interferência nos rumos da justiça brasileira. A medida foi anunciada em carta pública ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual Trump chamou o julgamento de Bolsonaro de “vergonha internacional”.

O presidente Lula reagiu: “O Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém”. O Palácio do Planalto deve acionar a Lei da Reciprocidade Econômica para responder à altura.

A missão dos senadores em Washington busca evitar uma escalada comercial entre os dois países. Mas, até agora, a postura da Casa Branca tem sido de cautela — o que aumenta a pressão sobre a diplomacia brasileira nos próximos dias.

Foto:Brendan Smialowski/AFP

FALE COM O DIÁRIO! Quer sugerir matérias, personagens ou fazer alguma reclamação ou denúncia?
CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK e saiba como! Participe também do quadro Voz do Bairro e faça sua reinvindicação!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

Governo Federal anuncia hoje R$ 30bi para empresas afetadas por tarifaço 

Uma semana após a entrada em vigor da tarifa de 50% imposta...

Polícia Civil de SP desarticula esquema de fraudes de concursos públicos nas redes sociais

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (12) a operação Caça-Fantasmas, que resultou...

Operação Ícaro: Ultrafarma, Fast Shop e outras quatro empresas são suspeitas de esquema de propinas

A Operação Ícaro, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) nesta...

Embraer oferece produzir cargueiro nos EUA para evitar tarifa de Trump

Em uma tentativa estratégica de driblar os efeitos das tarifas comerciais impostas...