A frota do transporte público de São José dos Campos começou a passar por uma grande transformação. Nesta sexta-feira (25), o prefeito Anderson Farias (PSD) apresentou 40 novos ônibus a diesel, que começarão a circular de forma escalonada já na próxima semana. O investimento, realizado pelas empresas operadoras, totaliza R$ 30 milhões e visa substituir os veículos mais antigos em quase todas as regiões da cidade.
“Carros mais antigos serão substituídos em quase todas as linhas, como nas da região norte, sul e sudeste. Várias linhas serão atendidas. São ônibus com mais tecnologia, ar-condicionado e menos poluentes”, afirmou o prefeito durante o evento de apresentação no Cefe, na região norte.
A entrega dos veículos é parte de um plano de modernização que teve início em 2024. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gláucio Rocha, a renovação da frota a diesel começou com 60 veículos no ano passado, teve reforço com mais 14 em abril, os 40 agora em julho, e ainda prevê mais 40 até outubro.
Atualmente, o transporte público da cidade conta com 360 ônibus operacionais, além de 12 articulados da Linha Verde. As concessionárias responsáveis são a Expresso Maringá, Viação Joseense e Viação Saens Peña.
Rumo ao transporte 100% elétrico
Paralelamente à renovação da frota a diesel, a cidade já se prepara para uma virada definitiva no modelo de transporte. O contrato de R$ 2,7 bilhões com a empresa Green Energy S.A., assinado em março, prevê a locação de 400 ônibus elétricos por 15 anos, como parte da licitação vencida no início do ano.
“Agora no mês de agosto a gente deve publicar o edital para essa nova empresa da operação, mas isso não impede que os carros cheguem e a gente continue essa operação como está, como hoje funciona a operação da Linha Verde”, disse o prefeito Anderson Farias (PSD).
O cronograma apresentado inclui a entrega de:
- 20 ônibus elétricos em setembro/2025
- 60 veículos entre dezembro/2025 e janeiro/2026
- 120 em maio/2026
- 200 em setembro/2026
A meta da administração municipal é atingir 100% da frota eletrificada até setembro de 2026.
Tecnologia e transição por etapas
Segundo o edital, todos os novos veículos elétricos deverão contar com ar-condicionado, entradas USB em cada assento, telas LED de 21 polegadas, câmeras internas (3 a 5 por veículo) e sistema de áudio. A operação será dividida em três frentes: aluguel dos veículos, gestão da operação e fintech para controle financeiro.
Enquanto a nova empresa operadora não é contratada, a operação segue com as concessionárias atuais, que tiveram seus contratos prorrogados em caráter emergencial.
A iniciativa coloca São José dos Campos na vanguarda da mobilidade urbana no país. A cidade será a primeira de médio porte no Brasil com operação integral de ônibus elétricos, em um sistema de transporte público projetado para ser mais limpo, moderno e eficiente.
Deixe um comentário