Em São José

Jongo e exposição entram na agenda cultural no Novo Horizonte

Além do Jongo, o grupo também atua na afirmação e valorização da identidade negra e no despertar da igualdade racial (1)

Em comemoração ao Mês do Folclore, o grupo de jongo Mistura de Raça se apresenta na Casa de Cultura Eugênia da Silva (Novo Horizonte)

Em comemoração ao Mês do Folclore, o grupo de jongo Mistura de Raça se apresenta na Casa de Cultura Eugênia da Silva (Novo Horizonte), no próximo dia 16, às 19h30. Na ocasião, será aberta a exposição “Preta Pele – Olhares Transversais entre Brasil e Angola”, produzida pelo multiartista Charles Kray.

O grupo Mistura da Raça é formado pelo núcleo familiar que traz na identidade os cantos, danças, toques de tambor, saberes orais e os demais fundamentos da manifestação Cultural como herança ancestral. Além do Jongo, o grupo também atua na afirmação e valorização da identidade negra e no despertar da igualdade racial.

O evento e a exposição são gratuitos. Não é necessário reservar ingressos. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de setembro.

Exposição

O projeto Preta Pele surgiu da amizade do artista Charle Kray com o colega de profissão angolano Zuma Dombauxi.

Durante a pandemia de covid-19, Charles expandiu sua rede de contatos no Facebook, com as sugestões de amizades que chegavam da cidade de Luanda. Foi então que o interesse e troca de conversas surgiram e, em um destes diálogos, Charles sugeriu fazer um retrato de uma recém-amiga. E todo dia compartilhava o processo de pintura. Tal ato aliviava as dores do isolamento. E foi então que outros retratos foram produzidos. Após isso, Zuma decidiu dar um novo olhar ao projeto, pintando pessoas de São José dos Campos.

A primeira exposição tinha 12 retratos de angolanos, feitos por Charles e quatro de brasileiros, pintados por Zuma. Para a exposição atual, na Casa de Cultura Eugênia da Silva, quatro novos joseenses, mais especificamente moradores do bairro Novo Horizonte, foram retratados na arte de Zuma.

O projeto Preta Pele – Olhares Transversais entre Brasil e Angola, cumpre o seu papel de dar visibilidade às pessoas afro-descendentes que se destacam nas comunidades Joseenses.

Grupo de Jongo Mistura de Raça

Desde 2018, o Grupo realiza um Projeto Social no Bairro Jardim Coqueiro, região leste de São José dos Campos, no Ponto de Cultura e Memória Jongo Mistura da Raça, oferecendo atividades continuadas às comunidades do entorno (Jardim São José 1 e 2, Residencial Frei Galvão e Jardim Santa Inês 1, 2 e 3), oferecendo aulas de Jongo, Capoeira, Ballet, Jazz e Teatro.

A Casa de Cultura Eugênia da Silva fica na Rua dos Carteiros, 110, Novo Horizonte, em São José dos Campos. O WhatsApp para tirar dúvidas é o (12) 99740-4427.

Foto: Divulgação

FALE COM O DIÁRIO! Quer sugerir matérias, personagens ou fazer alguma reclamação ou denúncia?
CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK e saiba como! Participe também do quadro Voz do Bairro e faça sua reinvindicação!

Matérias relacionadas

Domingo no Parque terá palhaçaria, princesas e piratas em agosto

O projeto Domingo no Parque, que oferece espetáculos infantis semanalmente na Arena...

Teatro de São José é palco da música brasileira em agosto

O palco do Cine Teatro Benedito Alves, na região central de São...