Bastidores

Câmara terá sessão com foco em saúde, segurança e moções de impacto político

42ª Sessão Ordinária da Câmara de São José deve ser marcada por homenagens, cobranças ao Executivo e embates no Pinga-Fogo

Sessão da Câmara aprova pacote de projetos e tem embate em votação sobre Dia dos Pais e Dia das Mães nas escolas

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Campos voltam ao plenário nesta terça-feira (19), às 16h, para a 42ª Sessão Ordinária do ano. A pauta, recheada de indicações, requerimentos e moções, deve transformar a sessão em um palco não apenas de pedidos de rotina, mas também de disputas políticas e debates ideológicos.

Entre as indicações previstas, a vereadora Amélia Naomi (PT) vai cobrar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no Altos da Vila Paiva, além de reforço no transporte público para a região. A parlamentar também deve insistir em explicações sobre a fila de exames, consultas e cirurgias, pressionando diretamente a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) em uma das áreas mais sensíveis para a população.

Na segurança, o vereador Gilson Campos (PRD) pedirá a presença fixa de uma viatura da GCM no Campo dos Alemães, atendendo a demandas da Zona Sul diante do aumento da violência. Já o vereador Senna (PL) defenderá a aquisição de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores da Patrulha Maria da Penha, medida que pode gerar discussões sobre estrutura e viabilidade.

O plenário também deve apreciar moções com forte carga simbólica. Entre elas, a homenagem ao cirurgião João Santopietro, que socorreu uma vítima de feminicídio, e ao fotógrafo Gustavo Germano, pela exposição “Ausências Brasil”.
No entanto, a moção que promete esquentar os ânimos é a apresentada por Amélia Naomi (PT), que repudia o governo dos Estados Unidos após o cancelamento dos vistos da família do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT). A iniciativa em trazer mais um assunto político e da pauta nacional para São José deve abrir espaço para discursos ideológicos e possíveis divisões entre os parlamentares.

➡ Quer saber o que o seu representante propôs para hoje? Acesse a Pauta do Dia e fique por dentro dos assuntos que vão ser lidos ou votados na sessão da Cãmara Municipal de São José dos Campos no dia de hoje.

Requerimentos e homenagens

Entre os requerimentos a serem votados, vereadores vão solicitar informações à Prefeitura sobre a regularização fundiária nos loteamentos Torrão de Ouro II, Santa Cecília II e Serrote; a estrutura e funcionamento da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal; e a viabilidade de implantação de uma linha de transporte público do bairro Dom Bosco ao Centro.

Outros pedidos incluem detalhes sobre o andamento das obras da Emefi Dom Pedro de Alcântara, em construção no bairro Dom Pedro I, a ausência de dados no site da Prefeitura sobre moradores que aguardam por vagas nas escolas municipais e o cronograma de convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de combate às endemias.

Um dos pontos que pode gerar maior debate é o requerimento que propõe a criação da Frente Parlamentar pela Anistia aos Presos Políticos do 8 de janeiro. Outro pedido questiona a quantidade de médicos cubanos que atuaram em São José dos Campos por meio do programa Mais Médicos entre 2013 e 2018.

Também estão previstos requerimentos de congratulações aos jovens e instrutores do projeto social Bombeiro-Mirim da Acasem (Associação Casa de Amparo Social Emanuel).

Além das indicações e moções, constam na pauta requerimentos para sessões solenes e homenagens institucionais, como a entrega da Medalha Cassiano Ricardo ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Apesar do tom protocolar, a expectativa é de que os holofotes recaiam sobre os pedidos que mais tocam o cotidiano da população.

Como de costume, a sessão terá o tradicional Pinga-Fogo, momento reservado para discursos livres e que costuma concentrar os embates mais duros entre situação e oposição. A expectativa é de que vereadores usem o espaço para cobrar respostas do Executivo e expor divergências ideológicas, esquentando ainda mais o clima no plenário.

Com saúde, segurança e política internacional no centro do debate, a 42ª Sessão Ordinária promete não se limitar a pedidos de manutenção de bairro. O encontro deve misturar homenagens, críticas e embates, mostrando que o Legislativo joseense segue sendo palco privilegiado de disputas políticas.

E tudo isso você acompanha no Diário de São José, que traz os bastidores mais completos da Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

FALE COM O DIÁRIO! Quer sugerir matérias, personagens ou fazer alguma reclamação ou denúncia?
CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK e saiba como! Participe também do quadro Voz do Bairro e faça sua reinvindicação!

Matérias relacionadas

Câmara aprova mudança na carreira do magistério e novo modelo para a rede municipal

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou nesta quinta-feira (12)...

Câmara aprova empréstimo do BNDES e primeira votação de 2026 expõe eixo PT–PSD

A primeira sessão de votação de projetos de lei de 2026, realizada...