Social

Calm zone para autistas em shopping vira Lei Estadual

"Sala do Afeto" tem decoração com nuvens, cores alternadas em branco e azul, brinquedos específicos, entre eles, kits sensoriais que incluem as Fidget Toys e blocos de montagem e objetos calmantes, que ajudam a aliviar o estresse como balanço, tatame e pufes

Sala do Afeto, ambiente calm zone

Uma iniciativa já em prática no Shopping Jardim Oriente se tornou Lei no Estado de São Paulo. Desde 2021, o centro de compras de São José dos Campos, administrado pelo grupo AD Shopping, instalou em seu empreendimento a “Sala do Afeto”, uma calm zone destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neste dia 26 de agosto de 2025, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas sancionou a lei (18.183) que obriga a instalação de salas de regulação sensorial voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neuroatípicas em shopping centers no Estado de São Paulo. A Abrasce monitorou e atuou em todo o processo de tramitação.

“É com muito orgulho que nós do Shopping Jardim Oriente recebemos essa informação. Isso consolida nosso trabalho de cada vez mais buscar a ser um empreendimento democrático e acessível a todos os clientes”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

Sala do Afeto foi premiada pela Abrasce em 2022

O Shopping Jardim Oriente, com a “Sala do Afeto”, foi o vencedor na categoria Eventos e Promoções na premiação da Abrasce, maior evento do setor na América Latina. O anúncio e a entrega do troféu foram em junho de 2022, na capital paulista.

A Sala do Afeto do Shopping Jardim Oriente também foi inspiração para outra cidade do Brasil, em 2023, quando o município de Campo Grande, no Mato Grande do Sul passou a ter nova lei, que foi sancionada pela prefeita da época, Adriane Lopes. A nova mediada foi notícia no Diário Digital de Mato Grosso.

No Shopping Jardim Oriente, a “Sala do Afeto” tem decoração com nuvens, cores alternadas em branco e azul, brinquedos específicos, entre eles, kits sensoriais que incluem as Fidget Toys e blocos de montagem e objetos calmantes, que ajudam a aliviar o estresse como balanço, tatame e pufes. Toda a equipe de colaboradores foi treinada por profissionais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão de São José dos Campos, para identificar o estado de agitação ou ansiedade dos autistas e direcionar estas pessoas e seus familiares até a calm zone, sala está bem localizada e visível para todos, dentro do centro de compras.

Matérias relacionadas

Campanhas de Natal mobilizam arrecadação de alimentos e brinquedos em São José

Duas campanhas solidárias de fim de ano começam a movimentar a zona...

Aos 40 anos, SINHORES projeta um 2026 de expansão regional, qualificação e modernização do setor

O SINHORES – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São...

Neusa do cachorro-quente recebe título de Cidadã Joseense em São José

A Câmara Municipal de São José dos Campos concedeu, na noite desta...

WineWoman celebra o protagonismo feminino em jantar harmonizado

O que começou como um jantar entre mulheres tornou-se um movimento de...