A 51ª sessão ordinária da Câmara Municipal de São José dos Campos, que acontece nesta quinta-feira (18), será marcada por uma pauta extensa, com votação de projetos que tratam desde educação e lazer até saúde mental e meio ambiente. Além do polêmico pacote tributário, que já ocupa os holofotes, os vereadores vão decidir o destino de outras propostas que mexem diretamente no dia a dia dos moradores.
Educação em debate: homeschooling e inclusão
Um dos projetos em votação é o que autoriza a prática de educação domiciliar (homeschooling) em São José, apresentado pelos vereadores Dr. Elton (UNIÃO) e Thomaz Henrique (PL). O tema divide opiniões e deve render debate no plenário. E sim, você não leu errado, trata-se de um projeto de lei de 2021 e, agora, herdado pelo parlamentar bolsonarista. Dr. Elton, vereador na legislatura anterior, hoje é deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Também será votada a criação da Feira da Inclusão, proposta do vereador Marcão da Academia (PSD), voltada a ampliar oportunidades para pessoas com deficiência.
Prevenção ao suicídio e combate à depressão
Outro destaque é o projeto do vereador Milton Vieira Filho (Republicanos), que autoriza a Prefeitura a firmar parcerias com entidades religiosas para promover campanhas contra a depressão e o suicídio. A proposta prevê ações de conscientização nos meios de comunicação e junto a instituições sociais.
Na mesma linha, tramita projeto do vereador Carlos Abranches (Cidadania) que prevê totens e placas informativas em locais públicos com mensagens de prevenção ao suicídio, mas este ainda está em leitura inicial e não vai a voto.
Meio ambiente e lazer
Os vereadores também analisam a proposta de criação do Parque Municipal Rural na região norte da cidade, de autoria de Milton Vieira Filho. A ideia é garantir preservação ambiental, fomentar atividades agrícolas e oferecer novos espaços de lazer.
Outro projeto, de Rogério da ACASEM (Progressistas), prevê a instalação de estruturas de proteção contra sol em praças e parques, ampliando o conforto em áreas de convivência.
➡ Quer saber o que o seu representante propôs para hoje? Acesse a Pauta do Dia e fique por dentro dos assuntos que vão ser lidos ou votados na sessão da Cãmara Municipal de São José dos Campos no dia de hoje.
Na mesma sessão, deve ser apreciado o projeto de Carlos Abranches (Cidadania) que define as faixas de Área de Preservação Permanente (APP) ao longo de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas, adequando o município ao Código Florestal e à Lei Federal nº 14.285/2021.
Direitos e cidadania
Entra em pauta ainda o projeto do vereador Fernando Petiti (PSDB) que cria a Semana de Ações de Conscientização e Combate ao Capacitismo na rede pública municipal de ensino, reforçando a luta contra a discriminação às pessoas com deficiência.
Outro texto de destaque é o do vereador Thomaz Henrique (PL), que propõe a realização de programa de monitoramento e fiscalização de beneficiários do Bolsa Família em São José.
Saúde e proteção social
O vereador Sidney Campos (PSDB) apresenta projeto que garante atendimento psicológico a mulheres em luto perinatal, enquanto o vereador Rogério da ACASEM propõe a Brigada Escolar de Defesa Civil em escolas particulares, universidades e polos educacionais.
Também será analisado o projeto de Renato Santiago (UNIÃO) que obriga academias e centros esportivos de grande porte a manter desfibriladores externos automáticos (DEA) para emergências.
Homenagens
Além dos projetos de políticas públicas, a sessão votará a concessão de títulos de Cidadão Joseense e medalhas de mérito. Recebem a honraria nomes como o deputado federal Luiz Carlos Motta, o educador Assis Giocondo Cantu, o Instituto IDEIA e o senhor Luiz Benedito da Silva.
Foto de capa: Divulgação









