Agora Mais Vale

Vale registra queda de 37,8% nas mortes no trânsito em janeiro

Dados do Infosiga apontam 23 óbitos no primeiro mês de 2026, contra 37 no mesmo período do ano passado; sinistros com vítimas também recuaram

Vale registra queda de 37,8% nas mortes no trânsito em janeiro

O Vale do Paraíba começou 2026 com queda expressiva nas mortes no trânsito. Segundo dados do sistema Infosiga, plataforma estadual de estatísticas gerenciada pelo Detran-SP, foram 23 óbitos em janeiro deste ano, contra 37 no mesmo mês de 2025, uma redução de 37,8%.

Além da diminuição nos registros fatais, também houve recuo nos sinistros com vítimas não fatais, que passaram de 555 em janeiro do ano passado para 494 neste ano, queda de 11%.

Ciclistas e ocupantes de automóveis lideram redução

Praticamente todos os modais apresentaram redução de ocorrências fatais no Vale do Paraíba no primeiro mês de 2026. O maior recuo foi registrado entre ciclistas, com queda de 88,9%: foi um óbito em janeiro deste ano, contra nove no mesmo período de 2025.

Entre ocupantes de automóveis, o número de mortes caiu de oito para quatro, redução de 50%. Já entre motociclistas, considerados historicamente um dos grupos mais vulneráveis no trânsito, os registros passaram de 14 para 13 óbitos, recuo de 7,1%.

Tendência de queda também no Estado

A redução observada na região acompanha a tendência estadual. Em todo o território paulista, todos os modais apresentaram queda nas mortes no trânsito em janeiro.

Entre ciclistas, houve redução de 40,6%, com 19 óbitos registrados neste ano, contra 32 no mesmo período de 2025. Entre ocupantes de automóveis, a queda foi de 13,8%. Os atropelamentos fatais também diminuíram, com 88 registros, menor número desde março de 2024.

Mesmo entre motociclistas, o Estado registrou recuo de 6,8% nas mortes, passando de 205 para 191 ocorrências na comparação anual.

Os dados também indicam queda tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias. Nas cidades paulistas, a redução foi de 5,8%, enquanto nas estradas o recuo chegou a 21,4%.

Educação e políticas públicas

Segundo o Detran-SP, a redução é atribuída a um conjunto de ações que envolvem fiscalização, gestão de velocidade e campanhas educativas. Em 2025, foram realizadas cerca de três mil ações educativas em todo o Estado, com abordagem direta de aproximadamente um milhão de pessoas.

O órgão também destaca o fortalecimento do Programa Respeito à Vida, que prevê apoio técnico aos municípios para melhoria da sinalização, infraestrutura urbana e gestão local do trânsito.

Foto de capa: Divulgação

Acompanhe o Diário também nas redes! Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.

O Diário também fala com você! Receba as principais notícias de São José. Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.

Matérias relacionadas

Carnaval em Jacareí: veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado

A Prefeitura de Jacareí decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na...

Sabesp anuncia plano especial para o Carnaval no Vale do Paraíba

A Sabesp anunciou a implementação de um Plano Especial de Operação para...

Escorpiões avançam em Jacareí e Vigilância intensifica ações em bairros com mais ocorrências

A presença de escorpiões em áreas urbanas de Jacareí voltou a acender...

Educação abre 796 vagas no Vale para alunos receberem até R$ 576 como monitores

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abriu inscrições para...