A região do Alto da Ponte, na zona norte de São José dos Campos, recebe neste sábado (31) mais uma edição da Operação Casa Limpa, mutirão promovido pela Prefeitura para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação acontece das 7h às 12h, com caminhões percorrendo as ruas para recolher objetos que possam acumular água.
Durante o mutirão, os moradores devem colocar em frente às residências materiais como pneus, garrafas, latas, baldes, lonas, tambores, louças sanitárias e piscinas desmontáveis. A orientação é que tudo esteja separado antes da passagem das equipes, facilitando o recolhimento.
A Prefeitura reforça que não serão coletados restos de construção, madeiras, móveis, sofás ou entulho. Esse tipo de material deve ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos (PEVs) espalhados pela cidade.
A Operação Casa Limpa já passou por outras regiões de São José dos Campos em 2026, como Vila Industrial, Jardim da Granja e parte da região central. Nessas ações, mais de duas toneladas de materiais foram retiradas das ruas, reduzindo potenciais criadouros do mosquito.
Bairros atendidos na ação
Além do Alto da Ponte, o mutirão vai contemplar bairros e loteamentos do entorno, como Alto dos Ypês, Altos da Vila Paiva, Boa Vista, Caminho das Montanhas, Vila Cândida, Jardim Guimarães, Vila Leila, Vila Leonídia, Jardim Mariteia, Vila Monte Alegre, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde, Vila São Geraldo, Vila Sinhá e Vila Veneziani.
A ação faz parte da estratégia permanente do município para reduzir a incidência da dengue, especialmente durante o verão, período de maior proliferação do mosquito.
Foto de capa: Divulgação
Acompanhe o Diário também nas redes! Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
O Diário também fala com você! Receba as principais notícias de São José. Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.









