Uma operação de combate à mistura de álcool e direção fiscalizou 1.752 motoristas na região de São José dos Campos na última semana. A ação foi coordenada pelo Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, e ocorreu em três municípios do Vale do Paraíba: São José, Jambeiro e Caraguatatuba. Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
Durante a fiscalização, foram registradas 27 recusas ao teste do bafômetro e uma autuação por direção sob efeito de álcool, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (13). As operações fazem parte da estratégia estadual para reduzir sinistros de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica associado à condução de veículos.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se a realizar o teste do etilômetro são infrações gravíssimas, previstas nos artigos 165 e 165-A. Em ambos os casos, a penalidade é multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Multas pesadas, suspensão e risco de cassação da CNH
Nos casos de reincidência em até 12 meses, o valor da multa é aplicado em dobro, chegando a R$ 5.869,40. Já quando o motorista é autuado novamente por dirigir sob efeito de álcool durante o período de suspensão da CNH, além da multa em dobro, ele pode responder a processo administrativo que leva à cassação do direito de dirigir.
Quando o teste do bafômetro aponta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, a infração deixa de ser administrativa e passa a ser considerada crime de trânsito. Nesses casos, além da multa e da suspensão da habilitação, o condutor é conduzido ao distrito policial e pode ser condenado a pena de seis meses a três anos de prisão, conforme a chamada Lei Seca, baseada no princípio da tolerância zero.
Operação teve alcance estadual
As ações realizadas na última semana aconteceram em 17 cidades do Estado de São Paulo, incluindo São José dos Campos, Caraguatatuba, Jambeiro, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo (zonas Norte e Central), entre outras. No total, 13.291 veículos foram fiscalizados em todo o estado.
O balanço estadual aponta 369 infrações por alcoolemia, sendo 348 recusas ao bafômetro, 19 autuações por direção sob efeito de álcool e dois crimes de trânsito, registrados quando os condutores estavam embriagados.
Foto de capa: Divulgação









