A Prefeitura de Jacareí ampliou em 80% as ações de fiscalização contra a perturbação do sossego nos últimos dois anos. O crescimento está diretamente ligado ao aumento dos atendimentos feitos pela Guarda Civil Municipal (GCM) após chamados da população, comparando os anos de 2023 e 2025. Entre agora no canal oficial do Diário no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Em números absolutos, foram 2.048 atendimentos em 2025, contra 1.133 em 2023. O dado chama atenção, mas revela um segundo movimento importante: os casos que efetivamente se enquadraram como infração diminuíram no mesmo período.
De janeiro a dezembro de 2025, foram 285 registros de perturbação do sossego, enquanto em 2023 o número havia sido de 341 ocorrências. Os registros consideram apenas situações em que a equipe da GCM esteve no local e constatou características previstas na Lei Municipal nº 5.811/2013, que trata de ruídos e sons excessivos.
Segundo o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Júlio, a combinação entre maior presença e resposta mais rápida tem sido determinante. Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
“A perturbação de sossego é uma ocorrência séria, que nos exige um enfrentamento à altura. Tivemos uma melhora significativa na capacidade de atendimento e a consequência é a redução das ocorrências. São dados que demonstram que estamos no caminho certo e esperamos contar com um resultado ainda melhor em 2026”, comentou o secretário.
Treinamento, patrulhamento e ações preventivas
O balanço da área de segurança em 2025 também aponta cerca de 19 mil horas de treinamento realizadas pelos guardas municipais e mais de 34 mil atividades de ronda e patrulhamento ao longo do ano.
Outro destaque foi a atuação do GOC (Grupo de Operações com Cães). A cadela Maju, da raça golden retriever, participou de ações socioeducativas que alcançaram mais de 800 pessoas, especialmente crianças, em escolas e eventos públicos, aproximando a corporação da comunidade. O grupo também atuou em ocorrências no município e em apoio a cidades vizinhas do Vale do Paraíba.
Além disso, o balanço anual registra 32 foragidos capturados, 40 atendimentos relacionados à violência contra a mulher e 267 ocorrências em flagrante, envolvendo diferentes naturezas de crime.
Foto de capa: Divulgação/PMJ









