Neste sábado (23), a região oeste de São José dos Campos recebe uma nova etapa da Operação Casa Limpa, iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
📲 Acompanhe o Diário também nas redes!
👉 Siga o @diariodesaojose.com.br no Instagram.
Entre 7h e 12h, moradores dos bairros Jardim Nova América, Jardim Nova Europa, Vale dos Pinheiros, Esplanada I e II, Esplanada do Sol, Jardim do Golfe, Reserva das Figueiras e Vila Santa Rita devem deixar na calçada, em frente às casas, objetos que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito. A orientação é clara: só serão recolhidos materiais como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, baldes, vasos sanitários, tambores e piscinas desmontáveis.
Entulho de construção, móveis e madeiras não são recolhidos pela operação, e devem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados pela cidade.
Ação já passou por outras regiões e segue até o fim do inverno
No último sábado (16), a Operação Casa Limpa passou pela zona norte e recolheu 820 quilos de materiais. Ao longo do ano, já foram retiradas mais de 27,5 toneladas de itens com potencial de se tornarem criadouros em todas as regiões da cidade.
Participe da notícia! 📢 Tem denúncia, flagrante ou sugestão de pauta?
Mande no WhatsApp do Diário 👉 (12) 99168-4049
Quer que a sua voz seja ouvida? Envie sua reivindicação para o quadro #VozdoBairro e ajude a mostrar o que precisa mudar em São José.
As ações são baseadas em dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que direcionam os esforços para os locais com maior incidência de focos do mosquito. Mesmo com a redução no número de casos em 2025, o trabalho continua firme, com reforço das estratégias de combate à dengue, principalmente nos bairros com histórico de risco.
A Prefeitura reforça que mesmo com o frio do inverno, a dengue não tira férias. A orientação é que os moradores mantenham o cuidado dentro de casa e permitam a entrada dos agentes nas residências para vistoria de ralos e quintais. O registro dos profissionais que atuam nas visitas pode ser consultado online no site oficial da Prefeitura.
Caso o morador identifique possíveis focos do mosquito, a orientação é acionar a Central 156 — disponível por telefone, site e aplicativo.
Foto de capa: Claudio Vieira/PMSJC









