A morte da bebê Manuella Franco Marques, de 1 ano e 3 meses, após passar mal em uma creche de Jacareí (SP), está sendo investigada pela Polícia Civil como homicídio culposo — quando não há intenção de matar. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), na Creche Municipal Professora Maria José de Araújo Capelli, localizada no bairro Parque dos Príncipes.
De acordo com o boletim de ocorrência, Manuella foi alimentada com papinha e colocada para dormir. Pouco tempo depois, as cuidadoras notaram que ela estava vomitando e com a pele arroxeada. Elas então iniciaram uma manobra de sucção nasal e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a bebê não resistiu e faleceu dentro da ambulância. A morte foi confirmada na UPA Dr. Thelmo.
A Prefeitura de Jacareí informou, em nota oficial, que a equipe da creche prestou os primeiros socorros imediatamente e que está em contato com os familiares da criança. Foi decretado luto oficial de três dias no município.
“Neste momento de dor, a Prefeitura de Jacareí expressa solidariedade e reforça que se encontra à inteira disposição da família e de todos os servidores da educação, que não mediram esforços pela manutenção da vida da criança. O caso será apurado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde”, destacou a administração municipal.
A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que deve ouvir os envolvidos e verificar as circunstâncias do atendimento. O episódio comoveu a comunidade escolar e moradores da região. A creche, que atende dezenas de crianças da rede pública, segue com as atividades suspensas durante o luto oficial.
Deixe um comentário