Em São José

1ª Mostra de Curtas e Médias leva cinema independente ao CAC Walmor Chagas

Programação gratuita da Mostra reúne produções de São José dos Campos e outras cidades paulistas entre os dias 07 e 09 de agosto, com bate-papo com os realizadores após cada sessão

1ª Mostra de Curtas e Médias leva cinema independente ao CAC Walmor Chagas

Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, o CAC Walmor Chagas recebe a 1ª Mostra de Curtas e Médias. Serão três dias dedicados ao cinema independente, com sessões começando sempre às 19h e entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

A mostra reúne filmes de vários gêneros (ação, drama, ficção) com produções das cidades de São José dos Campos, São Paulo, Ubatuba, Caçapava, São José do Rio Preto e Suzano.

Após cada sessão, o público terá a oportunidade de participar de um bate-papo com os realizadores presentes, promovendo o diálogo direto com quem está por trás das câmeras.

O objetivo da Mostra é democratizar o acesso à produção audiovisual regional e oferecer um espaço de encontro e trocas entre realizadores e o público.

A Mostra integra o projeto “CAC Walmor Chagas: 25 anos de Existência e Resistência”, contemplado pelo edital PNAB 005/FCCR/2024, subsídios para manutenção de espaços.

A Sala CinEva, do CAC Walmor Chagas, fica na rua Netuno, 41, Jardim da Granja.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA:

Quinta-feira, 07 de agosto

Classificação indicativa: Livre

Duração total: 90 min

Bicicleta Vermelha (Curta) – Dir. Rodolpho Desiderá Pinotti (São José dos Campos/SP)

Um velho, solitário, todos os dias lê seu jornal na varanda de sua casa e lá passa por uma experiência inusitada: reconhece nos transeuntes pessoas de sua juventude, inclusive sua mulher, já falecida. Assustado a princípio, aos poucos ele se deixa levar pelas imagens de sua memória e o tempo regride à sua juventude. O filme explora questões relacionadas aos ritos de passagem e apresenta reflexões sobre os desafios da urbanização e da senilidade.

O Barco (Média) – Dir. Rodolpho Desiderá Pinotti (São José dos Campos/SP)

Uma ilha isolada, uma adolescente e sua mãe. Um barco aporta no atracadouro trazendo promessas e desejos. Contra a vontade da mãe, a menina parte para conhecer o mundo e, alguns anos depois, retorna trazendo na bagagem paixões e memórias. O filme discute sobre ritos de passagens e transformações inerentes à vida.

Lápis Mágico (Média) – Dir. Marcelo Fernandes dos Santos (São José dos Campos/SP)

Lápis mágico é uma contação de histórias e adaptação teatral da história infantil, autoral do escritor Marcelo Fernandes, onde narra um garoto chamado Francisco, que ao receber a tarefa da sua professora de desenhar as letras do alfabeto, teve dificuldade e medo de realiza-la. Mas durante seu sono, apareceu um lápis mágico que ensinou o menino a desenhar e a superar seu medo de escrever as palavras. Uma história de superação e descoberta do dom de escrever através da imaginação e arte circense! O cenário é composto por materiais recicláveis, é narrado pelo escritor Marcelo Fernandes e tem a participação dos atores circenses Anthony Aquino e Edilson Pereira.

Peneira (Média) – Dir. Otávio Higino de Carvalho Ferreira (São Paulo/SP)

Um garoto que sonha em se tornar jogador futebol deve escolher entre seguir seu sonho ou trabalhar e ajudar sua família.

Sexta-feira, 08 de agosto

Classificação indicativa: 12 anos

Duração total: 67 min

Meu Superman (Curta) – Dir. Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP)

Entre a fragilidade da memória e o peso do cuidado, Rogério descobre que os verdadeiros heróis não precisam de capas. ‘Meu Superman’ é uma tocante jornada de amor, perdas e reencontros, onde a verdadeira força se revela nos gestos mais simples e nos laços que jamais se rompem.

Tudo o que cresce voa (Média) – Dir. Maria Fanchin e Vanise Carneiro (São Paulo/SP)

Prestes a completar 50 anos, Sônia se vê diante do tempo que passa, do corpo que muda, da cidade que se transforma. Enquanto ouve a vida selvagem invadir o concreto, percebe, assombrada, que ela própria começa a desaparecer.

Odisseia da Alma (Curta) – Dir. Samvel Yves Carvazán (Ubatuba/SP)

Marina, uma mulher trans que é cantora na vida noturna de São Paulo, reencontra seu pai, que tem Alzheimer, após anos de afastamento. Em uma tentativa de reconciliação, ela o leva a lugares significativos de seu passado, na esperança de reviver suas memórias e reconstruir o vínculo perdido.

Sábado, 09 de agosto

Classificação indicativa: 12 anos

Duração total: 88 min

TravesQueen (Média) – Dir. Danilo Morales e Morgana Loren (São José dos Campos/SP)

Morgana Loren entrevista Kika Medina, Brunielly Lemos e Aria Vieira, abordando a temática das ball rooms surgidas em New York na década de 80, como essa onda veio para o Brasil, e quais são as expectativas do cenário presente e do futuro para combater o preconceito.

Espelho Meu (Média) – Dir. Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP)

“Espelho Meu” é um retrato íntimo de coragem e renascimento. Clarice, em meio à batalha contra o câncer de mama, enfrenta a dor de um corpo que muda e o vazio deixado pela partida de quem deveria estar ao seu lado. Mas, nas sombras desse percurso, ela descobre uma força inesperada no amor incondicional de sua filha. Uma história sobre mudanças, resiliência e a busca por um novo reflexo de si mesma.

Vida Loka (Média) – Dir. Eduardo Spinelli de Araújo (Caçapava/SP)

Alex é um jovem dependente químico. Após matar o traficante Cabeça com as próprias mãos, Alex refugia-se em um esconderijo. Mas tudo muda quando Alex descobre que matou, por engano, o irmão do traficante. Agora Cabeça quer vingança. A vida de Alex e de sua mãe, que está desaparecida, correm perigo. E Alex precisa decidir entre salvar sua mãe ou afundar-se de vez nas drogas. Uma jornada regada à violência, drogas e rock’n’roll, que o levará rumo à redenção ou direto para o inferno.

Atitude Suspeita (Curta) – Dir. Pietro Truffi Sargentelli (São Paulo/SP)

Durante a ditadura no Brasil, um agente da repressão usará todos os meios para conter um insurgente

Dogma (Média) – Dir. Vanessa Alves da Silva (Suzano/SP)

Lina e Júlio parecem o casal perfeito: felizes, harmoniosos e conectados. No entanto, algo começa a mudar. Lina passa a notar acontecimentos estranhos ao seu redor, pequenos detalhes que não se encaixam na realidade que ela sempre conheceu. À medida que a confusão cresce, ela se vê questionando a si mesma. Ao observar mais de perto, Lina descobre que a vida aparentemente ideal esconde fissuras profundas, moldadas por expectativas sociais e Dogmas que sufocam a sua identidade. Em uma jornada,introspectiva e desafiadora, ela busca desesperadamente encontrar sua verdadeira essência. Dogma é um mergulho emocional e reflexivo sobre autoconhecimento, liberdade e amor.

Serviço

📅 1ª Mostra de Curtas do CAC Walmor Chagas

Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja – São José dos Campos/SP
07, 08 e 09 de agosto de 2025
Sessões às 19h
Entrada gratuita | Sujeita à lotação
Bate-papo com os realizadores após cada sessão

Foto: Divulgação

FALE COM O DIÁRIO! Quer sugerir matérias, personagens ou fazer alguma reclamação ou denúncia?
CLIQUE AQUI E ACESSE O LINK e saiba como! Participe também do quadro Voz do Bairro e faça sua reinvindicação!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

Jongo e exposição entram na agenda cultural no Novo Horizonte

Em comemoração ao Mês do Folclore, o grupo de jongo Mistura de...

Domingo no Parque terá palhaçaria, princesas e piratas em agosto

O projeto Domingo no Parque, que oferece espetáculos infantis semanalmente na Arena...

Teatro de São José é palco da música brasileira em agosto

O palco do Cine Teatro Benedito Alves, na região central de São...